Contribuir com a saúde do colaborador garante maior produtividade

Na correria do dia a dia e com o acúmulo de tarefas no trabalho e em casa, é o corpo quem acaba sentindo toda a pressão. Dor de cabeça, nas costas, tensão nos ombros. A maioria dos trabalhadores sente algum desconforto durante ou após o expediente. Com o tempo, o estresse acaba afetando a qualidade de vida e chega um momento em que relaxar é necessário. O que pouca gente sabe é que uma pausa de 15 minutos durante o expediente para se alongar e mudar o foco já é o suficiente para voltar ao trabalho renovado.

De acordo com o educador físico e coordenador de ginástica laboral da Long Life Fisioterapia, Filipe Barros, opções não faltam para contribuir com a saúde do trabalhador, desde a ginástica laboral a sessões de massoterapia disponibilizadas em empresas. “O importante é auxiliar nos cuidados com a saúde dos funcionários e muitas empresas têm essa preocupação. Com isso, diminui-se o número de colaboradores com atestado ou com doenças decorrentes do trabalho. Cerca de 15 minutos de ginástica laboral, três vezes na semana, já auxilia”.

Hoje em dia, muitas empresas já reconhecem a importância de implantar a ginástica laboral durante o expediente, já que esse intervalo só traz benefícios: melhora a postura, alivia a dor, relaxa, aumenta a flexibilidade, diminui o estresse e as tensões e melhora o relacionamento entre os funcionários. Finalizada a pausa, o trabalhador volta à jornada com mais disposição. Por esses motivos, muitos empregadores sabem que propiciar momentos de pausa aos colaboradores e contribuir com a saúde deles é fundamental.

Os exercícios de alongamento, relaxamento e fortalecimento devem ser acompanhados por um educador físico ou fisioterapeuta. Filipe afirma que esses minutos trazem muitos benefícios ao colaborador: “A ginástica laboral ajuda muito na qualidade de vida, previne e diminui problemas ocupacionais. Mais relaxados, os trabalhadores percebem que o exercício faz bem e acabam incluindo atividades físicas na rotina fora do horário de trabalho”.

Mas Filipe destaca que caso a empresa não disponibilize a ginástica laboral, é importante o funcionário parar de vez em quando para relaxar: “alongar sempre que necessário e cuidar da postura já ajudam a aliviar as tensões do trabalho e isso vale para qualquer profissão”, finaliza.

Sobre a Long Life Fisioterapia
Criada em 1999, a Long Life Fisioterapia integra o Grupo Long Life, que também conta com academia. A fisioterapia hoje é o principal segmento do grupo, que desenvolve atividades em reabilitação, hidroterapia, psicologia, RPG e auriculoterapia.

Atualmente, a Long Life Fisioterapia é referência quando se trata de saúde ocupacional. Atuando de forma eficiente no trabalho de ergonomia, ginástica laboral e conscientização dentro das indústrias, possui mais de 30 clientes atendidos regularmente, em diversas cidades catarinenses.

Você está aqui: Entrada Vida & Estilos Contribuir com a saúde do colaborador garante maior produtividade