Legislativo faz levantamento sobre as necessidades da Rede Municipal de Ensino de Pomerode

Com o objetivo de valorizar e ouvir a classe dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Pomerode, a vereadora Cleide Kamchen e os vereadores Ademar Marquardt e Jean Nicoletto participaram de uma reunião com a rede de ensino, nesta quarta-feira (17/05), no Auditório da Prefeitura Municipal. Compareceram aproximadamente 60 educadores.

 
Inicialmente, o vice-presidente da Câmara, Ademar Marquardt pontuou algumas questões como a utilização do uniforme escolar e do celular por estudantes nas salas de aula. Ficou acordado por todos, que os itens abordados continuarão definidos através do Regimento Interno de cada instituição de ensino e que não há necessidade de uma legislação específica. Também foi discutido e solicitado que o Decreto Municipal que instituiu a proibição do uso de aparelhos eletrônicos pelos professores em sala de aula seja revisto, seja mais flexível e que haja a concessão de senha para uso pedagógico.
 
Na sequência, Cleide Kamchen destacou alguns pontos, ouvindo as opiniões, reivindicações e sugestões da categoria. “O nosso objetivo é ouvir críticas e sugestões, para sabermos como cooperar com a classe, levando ao conhecimento do Executivo com maior ênfase e respaldo. Não temos autonomia para decidir algo, mas podemos sugerir e cobrar”, colocou.
 
Os profissionais mencionaram a precariedade das escolas quanto à questão da informática, solicitaram mudanças em relação ao IP fixo, melhorias na internet e nas salas de informática (equipamentos insuficientes e sucateados), que as instituições de ensino sejam vistoriadas anualmente conforme lei municipal vigente e a importância do acesso à promoção, pois atualmente a classe encontra-se desmotivada, desprestigiada.

O vereador Jean Nicoletto expôs "que é uma categoria que merece respeito e valorização e que dentro da legalidade e da atribuição do Legislativo pode contar com o apoio dos vereadores".

Os parlamentares se mostraram preocupados com a cidadania das crianças e dos adolescentes. Houve a sugestão por parte dos professores da implementação na Jornada Ampliada do tema Noções Básicas de Sociologia.
  
Ainda, projetos de lei de iniciativa de alguns vereadores foram debatidos e votados. Duas proposições foram aprovadas e três foram rejeitadas pelos presentes. "Temos que discutir com quem sente na pele e não enfiar goela abaixo. São vocês professores que lidam com tais situações no dia-a-dia", disse Cleide. 

Além destes temas abordados, diversos outros entraram em pauta como plano de saúde, eleição para diretores, informações atualizadas da Secretaria de Educação às instituições de ensino, transporte escolar, presença de um monitor nas topics, hora aula de 45 minutos e não hora relógio, não alteração previdenciária, folhas de pagamento on-line com antecedência de cinco dias do recebimento do crédito, entre outros.
 
Após este encontro, ficou decidido que haverá duas reuniões por ano, em cada semestre.

Add comment


Security code
Refresh

Você está aqui: Entrada Noticias Legislativo faz levantamento sobre as necessidades da Rede Municipal de Ensino de Pomerode