Estação Hidrológica é instalada em Pomerode

Desde o final do mês de setembro, Pomerode conta com a Estação Hidrológica que irá coletar dados e monitorar a vazão do Rio do Testo. A Plataforma de Coleta de Dados (PCD) foi instalada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com a Defesa Civil do município. Com esse novo equipamento de prevenção Pomerode passará a integrar a rede observacional de monitoramento do centro.

De 41 municípios da região Sul vistoriados pela empresa Água & Solo, contratada pelo Cemaden para realização dos trabalhos de campo e de instalação dos equipamentos, 26 municípios foram selecionados para a instalação de 27 PCDs Hidrológicas, equipamentos que se somarão às 17 PCDs Hidrológicas Automáticas já instaladas.

Essas estações estão sendo instaladas preferencialmente em pontes ou piers localizados em núcleos urbanos, tendo sido desenhadas para permitir uma rápida e fácil instalação. As PCDs Hidrológicas Automáticas monitoram nível das águas do rio, precipitação de chuva e incluem uma câmera, integrados ao datalogger de maneira a permitir registros fotográficos em tempo real da situação do rio.

As informações geradas serão transmitidas por meio do uso das redes de telefonia celular. O aumento da rede observacional de dados hidrológicos permitirá a melhoria da capacidade de monitoramento e emissão de alertas de riscos de natureza hidrológica. Os dados das PCDs Hidrológicas Automáticas do Cemaden podem ser acessados pelo nosso Mapa Interativo:http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/.

Reforço no monitoramento

A nova Estação Hidrológica irá auxiliar a Defesa Civil do município no monitoramento do Rio do Testo. Além desse equipamento, hoje, Pomerode já possui oito estações de pluviométricas que auxiliam no acompanhamento do volume de chuva. Outro trabalho intensificado desde 2013 é o desassoreamento e limpeza de rios e ribeirões.

A medida busca facilitar o escoamento de água e evitar que rios e ribeirão transbordem nos meses mais chuvosos. Feito de forma periódica, o desassoreamento e a limpeza dos ribeirões representam um imenso ganho em prevenção. Atualmente, há pontos em que o Rio do Testo chegou a reduzir quase 50 cm do seu nível. Nos ribeirões e córregos o serviço tem melhorado as condições e evita cheias.

Add comment

Security code